segunda-feira, 17 de junho de 2013

Leilão de usina hidrelétrica Três Irmãos está definido para setembro

DA REUTERS - O Ministério de Minas e Energia publicou portaria nesta segunda-feira (17) em que define para setembro o leilão da hidrelétrica paulista Três Irmãos, operada atualmente pela Cesp. O leilão ocorrerá em lote único envolvendo a usina com capacidade instalada de 807,5 megawatts e garantia física de 217,5 MWmed (megawatt médio), segundo portaria assinada pelo ministro Edison Lobão e publicada no "Diário Oficial da União".

Segundo o texto, interessados na usina terão de comprovar "titularidade, por meio de ato de outorga vigente, (...) de ao menos uma usina hidrelétrica em operação comercial por tempo não inferior a cinco anos".

Essa comprovação deve envolver usina com grupos turbina-gerador com potência de pelo menos 60 MW e reservatório de acumulação de água.

Na semana passada, o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, afirmou que o leilão de Três Irmãos deveria ocorrer até setembro.

A concessão de Três Irmãos venceu no final de 2011 e a estatal de geração de energia Cesp não aceitou renovar o contrato da usina conforme as novas regras estabelecidas pelo governo federal no final do ano passado.

Enquanto não é licitada, Três Irmãos continua sendo operada pela Cesp, empresa que ainda briga para receber indenização pelos investimentos feitos na usina.
Leia também:
Mudança pode salgar a conta de luz
Eletrobrás investirá R$ 2 bi por ano na área de distribução
Brasil desperdiça seu potencial hídrico, aponta estudo
Levantamento da Aneel pretende ouvir consumidores sobre tarifa de energia