sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Mantega desmente Lobão e diz não haver definição para energia em breve

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que "não haverá definição no curto prazo" sobre se será incluído no orçamento recursos adicionais para a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) devido à utilização das térmicas ou repasse para as tarifas. Nesta manhã de ontem, o ministro da Energia, Edison Lobão, disse que uma decisão sobre o assunto poderia sair na próxima semana. 

Segundo Mantega, o governo está acompanhando diariamente a questão das elétricas. Além disso, o preço limite tem caído e voltou a chover no país. O ministro reforçou que só terá em abril uma noção mais clara sobre o regime pluviométrico no país e, assim, será possível decidir se haverá recursos adicionais para a CDE ou se algo será repassado aos preços para os consumidores. 

"Não haverá definição no curto prazo. Vamos olhar as contas com calma. Já temos recursos para enfrentar os primeiros meses, que são os R$ 9 bilhões, coisa que não tínhamos no ano passado", disse o ministro. "Foi uma despesa adicional no ano passado. Se haverá despesa adicional ou não, temos que esperar. Não vamos nos precipitar. É prudente para que tenhamos uma definição", comentou.

Recentemente, Mantega disse que o governo poderia destinar recursos adicionais para a CDE para que não houvesse aumento de preço ao consumidor.

Lobão: Solução para custo adicional de energia sai na próxima semana 
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou que não há decisão sobre a eventual ajuda extra que o Tesouro Nacional poderá dar ao setor elétrico para aliviar o custo da geração de energia por meio de aportes de recursos à Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). O ministro disse que "não tem solução ainda" para questão, mas que a decisão sairá "na próxima semana". 

Ao chegar a evento fechado da Eletrobras, Lobão disse a jornalistas que descarta o risco de desabastecimento de energia. "Não trabalhamos com essa hipótese", afirmou o ministro. Ele ressaltou que este ano o país deve contar com a capacidade adicional de 6 mil a 8 mil megawatts (MW). "Eu acho que acredito que está mais para 8 mil MW que para 6 mil MW", disse.

Lobão citou a usina em construção no rio Madeira (RO). "Jirau tem 17 turbinas e funcionamento e terá mais 15 até o final do ano", afirmou. "Risco existe em tudo nada a vida. Por que vou ficar ligado no risco mínimo e não na probabilidade máxima de que não vai acontecer nada?", questionou o ministro.

"Existem analistas que a todo momento sugerem isso [risco de desabastecimento]. São analistas importantes que têm meu respeito. Mas acontece que temos na órbita do Ministério [de Minas e Energia] analistas igualmente respeitados e competentes que asseguram a firmeza do sistema", ressaltou Lobão. (Valor Online)
Leia também:
Governo garante a entrada de 8 mil MW novos este ano
Santo Antônio desrespeita limite operacional e prejudica Jirau
Distribuidoras ganham mais prazo para pagamento de conta bilionária
Abradee aponta dificuldades de distribuidoras em depositar garantias de janeiro