quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Falta energia para a indústria crescer

Além dos empecilhos econômicos comuns ao setor produtivo em 2013, falhas no fornecimento de energia elétrica têm prejudicado o desempenho da indústria e do serviço de telecomunicações neste ano. Fabricantes petroquímicos, de alumínio e de cerâmica estão no topo da lista de atividades que têm a produção freada por quedas de eletricidade, ainda que momentâneas. Também a empresa de telefonia Vivo passa por recorrentes dificuldades na prestação do serviço no interior de São Paulo pelo mesmo motivo. 

Um único apagão ocorrido em 28 de agosto, por exemplo, gerou perda de R$ 50 milhões à Braskem e derrubou a atividade industrial na Bahia, onde prevalece a produção petroquímica, com uma queda de 8,6% ante julho, último dado divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O apagão, somado a algumas paradas programadas, levou à retração do nível de utilização da capacidade do setor químico no mês para 79%, ante 82% registrados na média de janeiro a agosto, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim). 

Como solução, os grandes consumidores de energia, reunidos na Abrace, estão desenvolvendo um estudo para apresentar à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que irá mapear os principais motivos das interrupções no abastecimento e os segmentos mais prejudicados. O produto final será a formulação de um indicador de qualidade dos serviços de transmissão e distribuição de eletricidade com foco especificamente na indústria. 

O indicador será diferente do DEC e FEC, índices de duração e frequência utilizados pela agência para medir a qualidade do serviço de distribuição de energia, que tem como foco o cliente residencial e não o industrial. “A realidade da indústria difere da dos demais consumidores de energia. Às vezes, uma interrupção momentânea no fornecimento, inferior a três minutos, sequer é sentida pelo pequeno consumidor. Mas, para a indústria, significa a interrupção da produção por horas. 

Além de perdas associadas à deterioração ou queima de equipamentos, existem aquelas relacionadas ao que se deixa de produzir por conta da interrupção”, salienta a coordenadora de Energia Elétrica da Abrace, Camila Schoti. Segundo a Braskem, “o prejuízo econômico é o custo de interrupção, cujo período de retorno pode variar de horas a dias, a depender da situação de operação da planta petroquímica antes do evento e da duração da interrupção”. 

O apagão de agosto aparecerá no resultado financeiro do terceiro trimestre, que será publicado nos próximos dias, informou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa — sem, no entanto, detalhar o tamanho do prejuízo no resultado da companhia.Quando ocorrem falhas no fornecimento de eletricidade, os sistemas de segurança da indústria química —assim como ocorre nos setores de alumínio e de cerâmica— entram em ação automaticamente, paralisando a unidade ou deixando a linha de produção em ritmo mais lento. 

Os fabricantes são obrigados, então, a resfriar os equipamentos, inspecioná-los e prepará-los para uma nova retomada. Com a normalização no fornecimento de energia, são acionados procedimentos padrão de retomada da produção, cujos prazos dependem dos impactos de cada evento. Todo esse processo reduziu o ritmo de produção neste ano da refinadora de alumina Alunorte. Blecautes ocorridos nos dias 18 de maio e 2 de junho levaram o ritmo de produção a um patamar inferior ao do ano passado. 

O grande prejuízo ocorreu no primeiro semestre e acabou tendo efeito de comparação positivo no terceiro trimestre. “Em decorrência das quedas de energia na Alunorte e a interrupção da produção há alguns meses, mobilizamos imediatamente nossos recursos para estabilizar e aumentar a produção na refinaria. 

Seguindo a estabilização, observamos agora que a produção está gradualmente aumentando, apesar de partir de níveis baixos”, diz o presidente da Hydro, controladora da Alunorte, Svein Richard Brandtzæg. Já a Vivo tem publicado em jornais, quase diariamente, comunicados aos clientes paulistas informando “dificuldades pontuais e temporárias na prestação do serviço, devido à instabilidade em equipamento e instabilidade no suprimento de energia elétrica”. 

A operadora argumenta que interrupções prolongadas no fornecimento de energia comprometem o serviço móvel celular, porque as antenas utilizadas pela empresa são mantidas por geradores e baterias, que têm duração limitada. O problema é mais frequente em áreas distantes dos centros urbanos, onde a incidência de raios, que atingem as linhas, é maior. Eventos climáticos inesperados são os principais responsáveis por problemas ocorridos tanto nas linhas de transmissão, intermediárias à geração e distribuição de energia, quanto na ponta do sistema, na distribuição. 

“Temos mais de 3 mil km de rede de distribuição no país e um dos maiores índices de ocorrência de raios em todo o mundo.Tudo isso afeta o setor elétrico,mas, comparado a outros sistemas de infraestrutura, é possível afirmar que o serviço de energia elétrica vai bem”, contesta o presidente da associação representante do segmento de distribuição de energia, a Abradee, Nelson Fonseca Leite. (Brasil Econômico)
Leia também:
Estratégia contra blecaute reúne o setor
MME prorroga prazo para habilitação no leilão A-5
CCJ do Senado aprova projeto sobre dupla tarifação da energia
MME deve seguir decreto que estabelece preço-teto para o A-1