quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Segurança do setor elétrico - amigo é quem avisa

Na edição de anteontem do Valor, o diretor-geral do ONS criticou as análises da PSR sobre risco de racionamento, publicadas no dia 10 de janeiro. Inicialmente, afirmou que calcular esses riscos durante o período chuvoso seria tecnicamente equivocado, devido a "distorções causadas pelas incertezas [...] das vazões durante o período úmido", as quais levariam a "riscos de déficit [...] exagerados". Esta afirmação do diretor não tem justificativa técnica, pois as medidas de risco são úteis justamente quando há incertezas, e não há qualquer razão estatística para que elas tenham um viés pessimista. 

Em seguida, o diretor disse que "o ONS considera previsões climáticas no horizonte de três meses". No entanto, o uso dessas previsões não elimina as incertezas. A razão é que nenhuma previsão "crava" as chuvas que vão ocorrer no futuro, pois o clima é um dos sistemas mais complexos da natureza. Por essa razão, as previsões não têm um único valor, e sim um conjunto de valores que podem ocorrer. 

Por exemplo, o relatório do ONS "Previsão de Vazões [...] Revisão da Semana 3" prevê que a afluência no Sudeste para a terceira semana de janeiro seria 105% da média histórica. No entanto, o mesmo documento informa que o resultado real pode variar entre 78% e 131% dessa média. Isso significa que há uma incerteza significativa, de 25% tanto para mais como para menos, com relação ao valor previsto. E isso para um horizonte de apenas uma semana. 

Dado que as incertezas aumentam rapidamente para horizontes maiores, a PSR não vê como o ONS pode prescindir de medidas de risco em suas análises de segurança. Ainda nesse tema, o diretor afirma que "nossas análises conduzem a riscos de racionamento praticamente nulos", isto é, um valor muito pequeno, mas não igual a zero. Isso indica que o próprio ONS, de alguma maneira, também utiliza medidas de risco durante o período úmido. 

Nos itens 1 e 2 de seu artigo, o diretor questionou a veracidade de duas afirmações da PSR: 1) que 2012 começou com o maior nível de armazenamento dos últimos anos; e 2) que a afluência em 2012 foi 87% da média histórica. No entanto, ambas as afirmações da PSR são verdadeiras e factuais; qualquer um pode reproduzir nossos números utilizando os dados do próprio ONS. 

Por alguma razão, o diretor utilizou no artigo valores que não mencionamos: no caso do armazenamento, ele fala do mês de abril de 2012, ao invés de janeiro, que seria o correto; e se refere à chuva em 2012, e não à energia natural afluente, como havíamos dito. 

Nos itens 3 a 5 de seu artigo, o diretor criticou o que teriam sido afirmações nossas sobre, por exemplo, a operação do sistema de Itaipu. No entanto, o que a PSR disse é totalmente diferente do que, aparentemente, ele entendeu. O que dissemos foi que, ao tentar simular a operação do sistema em 2012, utilizando os valores reais de vazões, demanda, geração das usinas térmicas e fontes renováveis, chegamos a um nível de armazenamento ao fim do ano bem superior ao que efetivamente ocorreu. 

A partir daí, concluímos que: 1) há aspectos da operação da vida real que não estão sendo "capturados" pelos modelos computacionais; e 2) é importante que esses aspectos sejam representados nos modelos, para que as simulações probabilísticas de segurança de suprimento para os próximos anos sejam as mais realistas possíveis. 

Para ilustrar a importância dessa calibração dos modelos, mostramos que a diferença entre simulação e realidade era equivalente às hidrelétricas gastarem 11% a mais de água do que o esperado para produzir cada MWh (a "ineficiência" mencionada pelo diretor). No entanto, deixamos bem claro que ainda estávamos investigando quais seriam os verdadeiros fatores que levariam à diferença. 

Esses fatores incluem as restrições em Itaipu quando há tempestades; as afluências na região Nordeste (que em 19 dos últimos 20 anos estiveram abaixo da média); os vertimentos nas hidrelétricas quando elas estão vazias (por exemplo, o "Informativo Diário" do ONS, de 18 de outubro, registra que a usina de Furnas verteu, embora tivesse apenas 37,9% de armazenamento); e muitos outros. Finalmente, enfatizamos que a PSR não está questionando as razões que levaram o ONS a operar daquela maneira. Nosso objetivo é ajustar os modelos de simulação a essas razões operativas. 

Com isso, chegamos à parte não técnica do artigo do diretor, onde ele procura (des)qualificar a PSR como "palpiteira". Primeiramente, esse comportamento não condiz com todo o passado do diretor, que sempre tratou as divergências técnicas de maneira objetiva e respeitosa. 

Além disso, a marca registada da PSR é justamente a análise técnica rigorosa e quantitativa. Se a PSR fosse palpiteira, não estaria atuando em 60 países de todos os continentes, e também não teria sido chamada para contribuir na gerência do racionamento de 2001; na investigação das causas daquele racionamento; na elaboração do novo modelo do setor elétrico; e nas recentes propostas para redução tarifária. 

A PSR tem certeza que o atual modelo setorial trouxe grandes benefícios para o país e, por esta razão, procuramos explicá-lo e divulgá-lo no exterior. Adicionalmente, e talvez mais importante, procuramos alertar e criticar quando, em nossa visão, há necessidade de aperfeiçoamentos no setor. Sabemos que este papel crítico traz desgastes - haja vista o motivo deste artigo -, porém estamos convictos de que falar de assuntos desagradáveis, como riscos para a segurança de suprimento, é a melhor maneira de evitar que eles se tornem posteriormente fatos desagradáveis. Mario Veiga é presidente da PSR (Valor Econômico)

Leia também:
Dilma já pilotou racionamento
Novas eólicas sem linhas de transmissão
Mudança na conta de luz pode ocorrer este ano
CCJ vai analisar ampliação de desconto para quem produz própria energia
Concessionárias podem ter de ressarcir cliente por interrupção no serviço