quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mudança na conta de luz pode ocorrer este ano

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e o Ministério de Minas e Energia têm discutido com as distribuidoras de energia meios para reduzir os prejuízos dessas empresas com gastos extras pelo acionamento das térmicas. Na regra atual, as empresas assumem os custos e, na revisão anual de tarifas, repassam-nos às contas. Há duas opções em estudo e, em ambas, a variação das tarifas para os consumidores deixaria de ser anual para ser mensal. 

Isso poderia ocorrer já este ano, e não em 2014, como era discutido até então. E, no cenário atual, a alteração nas tarifas por conta do nível dos reservatórios em março seria de 10%. 

Segundo a Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica, o gasto com térmicas pode reduzir em 60% o lucro das empresas até abril. Duas alternativas estão em discussão. A primeira é antecipar o cronograma da bandeira tarifária, que levaria a variações mensais nas contas de luz, conforme a situação dos reservatórios. A outra é a transferência direta dos custos extras das termelétricas emergenciais para as tarifas mensais. (O Globo)

Leia também:
Dilma já pilotou racionamento
Novas eólicas sem linhas de transmissão
Segurança do setor elétrico - amigo é quem avisa
CCJ vai analisar ampliação de desconto para quem produz própria energia
Concessionárias podem ter de ressarcir cliente por interrupção no serviço