terça-feira, 25 de junho de 2013

Governo descarta novas medidas para reduzir tarifa de energia

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Maurício Tolmasquim, destacou nesta terça-feira, 25 de junho, que o governo não planeja medidas adicionais para redução da tarifa de energia elétrica como tem sido especulado pelo mercado. "Isso é uma decisão específica do governo do Paraná", afirmou Tolmasquim ao ser questionado sobre a decisão do governo paranaense de não aplicar o reajuste médio de 14,61% na tarifa de energia da Copel. 

Sobre a decisão da Justiça de conceder liminar à Cemig, que pede que o Minitério de Minas e Energia analise o pedido de prorrgação da concessão fora dos termos da Lei 12.783/13, Tolmasquim disse que a decisão certamente será discutida pelo governo. Ele deixou claro que a intenção do governo é recorrer dessa decisão. 

Em relação ao resultado do leilão A, que aconteceu na última segunda-feira, 24 de junho, no qual não houve negociação, o presidente da EPE reafirmou que a situação não trará ônus às distribuidoras, que continuarão recebendo repasses da Conta de Desenvolvimento Energético. 

Reajustes tarifários da Copel e da Cocel são suspensos 
A Agência Nacional de Energia Elétrica suspendeu a aplicação dos reajustes tarifários da Copel (PR) e da Cocel (PR), por meio do despacho nº 1966 publicado nesta segunda-feira, 24 de junho, no Diário Oficial da União. Segundo a agência, o despacho foi motivado por recurso interposto pela Copel e a Aneel decidiu conceder efeito suspensivo aos reajustes até a decisão da diretoria. Assim, as tarifas aprovadas em janeiro, na revisão extraordinária, estão mantidas. 

Na última sexta-feira, 21 de junho, o governador do Paraná, Beto Richa, pediu a Copel para adiar o reajuste, cujo aumento médio chegou a 14,61%. Richa quer que a Aneel reveja o percentual autorizado. (Canal Energia)
Leia também:
Aneel define hoje impasse em hidrelétricas do Madeira
Fracasso do leilão A-0 era previsto, afirmam agentes
Comissão de Minas e Energia debate ampliação de mercado livre de energia elétrica