sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Ministério estuda reforço na transmissão

Após ter anunciado que uma falha na transmissão de energia para o Sudeste contribuiu para o apagão de 11 Estados e do Distrito Federal, em janeiro, o governo quer "fortalecer" as linhas no país. A Folha teve acesso a um novo plano para ampliar a capacidade de geração de energia nas proximidades de grandes centros de consumo. Entre as principais metas está o aumento da capacidade de transmissão do Norte e Nordeste para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Esse intercâmbio de energia ocorre sempre que há um descompasso entre a quantidade de água nos reservatórios das diferentes regiões.

A Folha apurou que técnicos do governo já trabalham com um conjunto de medidas. A primeira é antecipar o cronograma de obras de transmissão de projetos já outorgados, com foco na ligação entre Norte e Nordeste e o Sudeste/Centro-Oeste. Relatório da Aneel mostra que 59% dos 388 projetos em andamento estão atrasados.

PRIORIDADE - Agora, grandes projetos de transmissão carimbados como "prioritários" pelo governo devem ser antecipados para 2015, 2016 e 2017.

Outra meta do governo é ampliar a capacidade de geração perto dos centros de maior consumo. Será necessário rever os modelos de leilão para compra de energia, que, baseados no critério do menor preço, inviabilizam projetos de energia alternativa perto de grandes cidades.

Além disso, constatou-se a viabilidade de instalar máquinas para aumentar a geração em usinas hidrelétricas já existentes.

O prazo para conclusão está estimado em 24 a 36 meses. Juntas, essas ampliações resultariam em 2.600 MW, uma folga que hoje faria diferença para evitar interrupções no fornecimento de energia diante da falta de chuvas no Sudeste. (Folha de S.Paulo)
Leia também: