quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Firjan quer que governo faça campanha para economia de energia

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) entregou ontem ao ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, uma lista de propostas para enfrentar a crise elétrica e garantir o suprimento de energia no país. Entre as medidas, a entidade defende a necessidade de ampliar a comunicação com a sociedade, com uma campanha de conscientização sobre a necessidade de economizar energia de forma intensa. “Todos temos responsabilidade enquanto brasileiros e seres humanos para sustentar o país”, disse o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira.

Segundo ele, houve uma coincidência entre o que a entidade está propondo e o que o governo já está planejando. Recentemente, Braga disse que o governo está preparando uma cartilha para orientar a população sobre a importância do uso racional de energia.

A Firjan também alertou que em caso de necessidade de racionamento de energia o governo observe as peculiaridades do setor, como a sazonalidade, e que as regras sejam comunicadas com a máxima antecedência possível. De acordo com Vieira, o consumo de energia das indústrias deve ser menor este ano. “Como o crescimento não vai ser brilhante neste ano, naturalmente vai haver um reequilíbrio na questão do consumo de energia elétrica.”

A ampliação do uso de geradores, turbinas e motores das indústrias também foi sugerida, com contrapartidas às empresas que ampliarem sua geração, como redução de impostos e aumento da oferta de crédito para aquisição de geradores. Outra medida apresentada é a simplificação de exigências das linhas de crédito para ações de eficiência energética.

Outras medidas apontadas pela Firjan, segundo Vieira, são a redução da iluminação em prédios públicos, monumentos e vias, sem prejudicar a segurança da população. A médio e longo prazo, a entidade defende a necessidade de eliminar o atraso na construção de usinas de geração de energia elétrica e expandir a geração de energia nuclear. ( Agência Brasil)
Leia também:
Indústria critica subsídios da CDE e prevê tarifa de energia mais alta
Atraso na expansão térmica chega a 87% dos projetos fiscalizados pela Aneel
Distribuidoras temem impacto dos aumentos de tarifa sobre o consumo de energia