terça-feira, 27 de janeiro de 2015

SP discute com governo federal plano de ação para impedir novos blecautes

A Secretaria de Energia do Estado de São Paulo está elaborando com técnicos do governo federal e do Ministério de Minas e Energia um plano de ação para impedir novos blecautes no Estado, como o registrado dia 19, que também atingiu outros nove Estados e o Distrito Federal e teve duração de cerca de uma hora.

De acordo com a assessoria de imprensa da secretaria, a piora no nível dos reservatórios no mês passado elevou o temor de novos apagões. Uma das ações estudadas é o uso de mais usinas movidas a biomassa por bagaço de cana.

Ontem, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apontava que o nível dos reservatórios das hidrelétricas do sistema Sudeste/Centro-Oeste estava em 17,24%. A média de janeiro do ano passado foi de 40,28%.

A secretaria deseja cobrar do governo federal um plano de emergência, caso a situação no abastecimento de energia não melhore. Segundo a assessoria, o secretário João Carlos de Souza Meirelles está em contato com o ministério desde a semana passada.

Meirelles participou de um evento do setor ontem em São Paulo e disse que o blecaute ocorrido no dia 19 foi um alerta, já que até então o governo não admitia a hipótese de cortes no fornecimento de energia, mesmo com os reservatórios em baixas históricas.

Segundo o secretário, uma possível interligação de usinas de cana-de-açúcar, com capacidade de geração de energia a partir do bagaço, ao Sistema Interligado Nacional (SIN) pode adicionar até 2 mil megawatts-médios (MW) ao sistema. Esse volume de geração é comparável ao de uma hidrelétrica de grande porte. (Valor Econômico,com agências noticiosas)
Leia também: