segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Reservatórios abaixo de 20%

O nível dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste do país deverá fechar fevereiro em cerca de 19,4%, segundo revisão da última sexta-feira de projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que esperava na semana passada que o nível dessas represas fechasse em cerca de 20,1% de armazenamento. A região Sudeste concentra 70%dos reservatórios das hidrelétricas do país e é a principal consumidora de energia. As chuvas nessa área têm ficado muito abaixo da média desde o início do período úmido, em outubro/novembro do ano passado, e não há certeza de que melhorará até o fim da época que deveria ser chuvosa, que vai até abril. Houve redução de um ponto percentual na expectativa do ONS para as chuvas que deverão chegar às represas do Sudeste em fevereiro para geração de energia, em relação ao que havia sido previsto no fim de janeiro.

As afluências deverão ser de 51% da média histórica para o período, sem indicar reversão do cenário de seca que atinge essa e outras regiões na época em que os reservatórios deveriam encher. Atualmente, o nível das represas do Sudeste está a 16,58%, bem inferior ao registrado antes do racionamento de 2001, quando estavam acima dos 30%. Já o consumo de carga de energia elétrica no sistema nacional deve cair em 2,2% em fevereiro, na comparação com mesmo mês de 2014, queda maior que a esperada inicialmente, em -0,7%. O governo federal já admitiu que estuda medidas de eficiência energética como objetivo de reduzir o consumo de energia.

O baixo nível das represas do país leva diversas regiões a fazerem racionamento de água e, no setor elétrico, especialistas dizem que o incentivo à redução ao consumo já deveria ter iniciado e que as probabilidades de haver necessidade de racionamento neste ano já ultrapassam 50%. O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) elevou nesta semana o risco de haver déficit de energia no Sudeste neste ano a um nível acima do considerado tolerável no sistema, a 6,1%, considerando todas as térmicas em funcionamento. Diante do cenário desfavorável, o Custo Marginal de Operação (CMO) do sistema elétrico, que é o custo para produção de cada unidade adicional de energia, subiu a R$ 2.158,57 por megawatt-hora no Sudeste/Centro-Oeste e Sul, para a próxima semana, ante R$ 1.916,92, na semana em vigor. (Agência Reuters)
Leia também:
Hidrelétricas podem estar superestimadas
Governo criou confusão no setor, diz especialista
Ministro volta a admitir possibilidade de racionamento de energia
Desperdício consome 10% da energia no país, diz associação