quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

MME prepara minuta para revisão de garantia física de parques eólicos

A ABEEólica está na expectativa de que o Ministério de Minas e Energia publique uma minuta de portaria que estabeleça critérios da revisão de garantia física dos parques eólicos no Brasil. O escopo da medida está direcionada aos empreendimentos cujo projeto foram alterados após a realização do leilão. A entidade espera há muito tempo pela medida, mas negocia a forma como o texto será publicado para dar início à consulta pública sobre o assunto.

O texto tem duas partes. A primeira refere-se aos projetos em operação no Brasil que foram negociados antes da alteração do critério P50 para P90, que, aliás, são a maioria dos empreendimentos que está em funcionamento no país. Preliminarmente, a metodologia que está nessa minuta não levou em consideração esse aspecto. De acordo com a entidade, já ocorreram algumas reuniões entre a Empresa de Pesquisa Energética e o Ministério de Minas e Energia para debater o assunto.

Já a segunda parte da medida que será colocada em avaliação é o estabelecimento de uma banda de geração de todos os projetos, como já existe para outras fontes, como a hídrica. Isso, para evitar que qualquer volume de geração de energia um pouco maior ou um pouco menor do que a sua garantia física possa levar a uma revisão da garantia, seja ela para cima ou para baixo em relação ao projeto original.

Essa alteração de projeto de parques eólicos é uma medida comum para o setor em função de otimizações que são aplicadas nessa modalidade de geração. Essas mudanças decorrem da possibilidade de avanço tecnológico dos equipamentos ou até mesmo das medições que possam trazer ganhos de eficiência e de redução de custos aos parques negociados em leilões de energia no mercado regulado. ( Canal Energia)
Leia também:
Redução do PLD é boa para mercado, avalia CCEE
Dinheiro acaba e elétricas ficam com conta bilionária
Meta de expansão da geração e transmissão em 2014 é atingida