terça-feira, 9 de dezembro de 2014

CCEE cria atendimento especializado em renováveis

O crescimento de fontes renováveis, especialmente a geração eólica e à biomassa, levou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE a criar um atendimento especializado voltado para empresas que investem nessas usinas. A instituição projeta que a capacidade instalada em eólicas deve crescer 205% nos próximos cinco anos, passando dos atuais 3.384 MW para 10.354 MW, enquanto o número de parques deve saltar de 154 para 426; já as usinas movidas a biomassa devem crescer 9,5% no período, saindo de 9.712 MW para 10.381 MW, com as plantas em operação passando de 212 para 228.

A contratação de usinas dessas fontes em leilões e no mercado livre de energia fez com que 170 empresas, representando 228 empreendimentos eólicos e à biomassa, se tornassem associadas da CCEE apenas entre 2013 e 2014. O forte aumento da participação desses agentes na CCEE, que soma 2,8 mil associados - entre geradores, comercializadores, distribuidores e consumidores de energia elétrica - sinalizou para a instituição a necessidade de criar uma carteira temática de atendimento.

"Identificamos a oportunidade de qualificar o apoio a esses agentes por meio de um relacionamento mais próximo e pessoal. Não apenas pelo crescimento exponencial das renováveis em si, mas também pelas características particulares do negócio - que tem diversas regras específicas e atrai novos investidores, nem todos já com expertise em comercialização", explica Cesar Pereira, gerente executivo de Atendimento ao Mercado da CCEE.

O atendimento contemplará inicialmente nove empresas, escolhidas por critérios de capacidade e número de usinas em operação cadastradas na CCEE: Renova Energia, Queiroz Galvão, Countor Global, Serveng, Elecnor-Enerfin, Odebrecht, Raízen, Biosev e Noble. Os participantes dessa primeira etapa contarão com um gestor especializado em energiarenovável para atendê-los no âmbito da CCEE. A expectativa é ganhar agilidade para solucionar questões práticas e aprofundar o conhecimento da CCEE em relação às demandas específicas relacionadas a essas fontes.

As associações que representam os investidores desse segmentos - Associação Brasileira de Energia Eólica - Abeeólica e União da Indústria de Cana-de-Açúcar - Única - forneceram apoio à CCEE na idealização da novidade e também serão parceiras na capacitação da instituição para prestar esse atendimento personalizado. "A ideia é avaliar os resultados da iniciativa e expandir a carteira de forma gradual, com possibilidade de ampliar o escopo para todo o portfólio de renováveis", informa Cesar Pereira

A Central de Atendimento da CCEE realiza uma média de 4 mil atendimentos por mês, prestando auxílio às empresas associadas com relação a todos os assuntos relacionados à comercialização de energia e operações no mercado. (Jornal da Energia)
Leia também:
Eletrobras espera R$ 15 bilhões do governo
Pouca oferta em leilão de energia para 2015
Aneel derruba anulação de leilão de linha de transmissão
´Bandeiras tarifárias´ começam em janeiro e reforçam caixa das distribuidoras
Distribuidoras de energia terão desafios em 2015, mas gastos serão menores

Governo deve esperar até fim do mês para definir eventual ajuda a distribuidoras, diz fonte