quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Risco de falta de energia em 2015 bate no teto

Embora reafirme que o setor elétrico brasileiro se encontre em “equilíbrio estrutural”, o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) ampliou ontem o risco de déficit de energia para 2015 nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste para 5%, valor considerado o limite aceitável pelas regras de operação do setor elétrico. 


Na última avaliação, em setembro, o valor estava em 4,8%. Para 2014, o risco em todas as regiões é considerado inexistente, mas as térmicas continuam sendo usadas a plena carga, para poupar água nos reservatórios das hidrelétricas. 

Para especialistas, projeções do governo são otimistas. “Análises prospectivas de desempenho do sistema para o período 2015 a 2018 (…) apontam valores para o risco de qualquer déficit de energia em2015, nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste, da ordem de 5,0% e 0,7%, respectivamente, os quais atendem ao critério de planejamento estabelecido pelo CNPE (Conselho Nacional de Política Energética)”, afirmou ontem o CMSE, que é composto por órgãos gestores do setor elétrico. (Brasil Econômico)
Leia também: