segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PLD permanece no teto na segunda semana de novembro

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) divulga na sexta-feira (7/11) o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período de 08 a 14 de novembro de 2014.

A previsão das afluências para as próximas semanas de novembro teve queda de apenas um ponto percentual, em relação à projeção da semana anterior. Foi revisada de 71% para 70% da média histórica para o sistema. A baixa das afluências do Sudeste foi a principal responsável por essa ligeira queda. Embora revista para valores inferiores, a expectativa é que as afluências do Sudeste se elevem no decorrer das próximas semanas, uma vez que continua sendo esperada para a segunda quinzena do mês a chegada da estação chuvosa.

A redução em aproximadamente 1.300 MW médios nas afluências do Sudeste foi aliviada pela alta prevista no Sul: 81% da média previstos na semana anterior foram revistos para 92%, porém com reduções no decorrer de novembro. No Nordeste e no Norte, as novas previsões não apresentaram variação significativa, de 36% e 80% previstos anteriormente para 38% e 76% respectivamente.

A redução das afluências verificadas na primeira semana de novembro impactaram os níveis dos reservatórios, que apresentaram queda de aproximadamente 1.600 MWmédios. A baixa foi observada em todos os submercados, exceto no Nordeste, e foi mais acentuada no Sul, com quase 1.200 MWmédios de redução. O nível do Nordeste se manteve estável, uma vez que este submercado recebe excedentes energéticos dos demais.

A previsão de carga para a segunda semana de novembro não apresentou variações em relação ao que havia sido projetado. Foi mantida a expectativa de alto consumo em função das temperaturas elevadas. As altas temperaturas combinadas com a previsão de afluências abaixo da média mantêm a expectativa de redução nos níveis dos reservatórios para as próximas semanas. (Jornal da Energia)
Leia também:
* Opinião: Só o governo não via a crise
Assessor de Dilma pode assumir Ministério de Minas e Energia
Sem definição, 33 concessões de energia vencem em 2015
Projetos de geração de energia com graves restrições somam 5,1 mil MW