quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Há risco de 'parar o país', diz presidente da Eletrobras

O presidente da Eletrobras, José Costa Neto, negou que exista prejuízo no andamento de obras no setor elétrico devido à Operação Lava-Jato, da Polícia Federal (PF). Mas disse que "vamos parar o país", se, de uma hora para outra, todos os empreiteiros e sua força de trabalho tiverem sua atuação interrompida:

- Por enquanto, acho que a atuação dessas empreiteiras tem de ser preservada. Se tem problema, é com algumas pessoas, e não com as instituições. Se todos os principais empreiteiros do Brasil forem desmobilizados, é um prejuízo grande à nação.

A PF passou a ter atenção maior ao setor elétrico após a citação da usina hidrelétrica de Jirau em documentos do doleiro Alberto Youssef. A Eletrobras é sócia minoritária no grupo Energia Sustentável do Brasil (ESBR), que controla Jirau. Questionado sobre isso, Costa disse que não há relação concreta já identificada.

- Temos sistema de governança, de gestão, de controle interno muito forte e estamos procurando sempre aprimorar. Não temos nada específico, qualquer coisa que tenha chegado à gente de caso concreto.

Sobre a aprovação de um investimento de uma usina hidrelétrica na Nicarágua com a Queiroz Galvão, prevendo aporte inicial de R$ 100 milhões, mesmo diante do prejuízo de R$ 2,7 bilhões no terceiro trimestre, disse que a situação financeira não é impeditivo para investir.