segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Assessor de Dilma pode assumir Ministério de Minas e Energia

Ganha cada vez mais força o nome de Giles Azevedo, atual chefe de gabinete da presidente Dilma Rousseff, para assumir o Ministério de Minas e Energia.

Senadores ouvidos pela Folha relatam que esse é o único nome cogitado no Palácio do Planalto.

No entanto, Azevedo não agrada a todos, que o chamaram de carregador de pastas de Dilma.

Azevedo ganha força, segundo eles, porque, no caso de um agravamento da crise do setor elétrico, ele seria alguém com disposição para assumir a pecha de "ministro do racionamento petista".

Extremamente fiel à presidente, Azevedo cumpriria à risca as orientações de Dilma, que, segundo correligionários, tem demonstrado preocupação com o setor no curto prazo.

Os senadores têm outro nome em mente e devem levá-lo à presidente na próxima semana: Flávio Decat, atual presidente de Furnas.

Apesar das ligações com a família Sarney, que lhe arranjou o posto de diretor de distribuição da Eletrobras, criado especificamente para ele, em 2008, Decat agrada também a senadores petistas, por ser técnico e com passagens por Cemig, Itaipu e Furnas.

Edison Lobão, apesar de ter completado no mês passado seis anos como ministro-somadas as suas duas passagens pelo MME-, é tudo o que o governo não quer à frente da pasta.

Inábil para mitigar a crise enfrentada pela Petrobras e pelo setor elétrico, ele tem se escondido atrás de Márcio Zimmermann, atual secretário-executivo, de Romeu Rufino, diretor-geral da Aneel, e de Mauricio Tolmasquim, presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética).

Alguns dos senadores contam que Lobão chegou a entregar uma carta de demissão à presidente em 29 de outubro, um dia antes de Dilma viajar para a Bahia.

ANO CRÍTICO - O PMDB, embora tenha em Decat uma possibilidade de manter sua influência na pasta, abriu mão de indicar um político para o cargo, pois acredita que 2015 será um ano crítico para o ministério.

Além da crise do setor elétrico, no próximo ano, as denúncias em torno da Petrobras devem continuar a ser apuradas e o setor de mineração precisará de maior atenção com o andamento no Congresso do novo Código da Mineração.

Márcio Zimmermann, segundo na hierarquia, deixará o MME e deve assumir a presidência da Eletrobras. (Folha de SP - 08/11)
Leia também:
Leia também:
* Opinião: Só o governo não via a crise
PLD permanece no teto na segunda semana de novembro
Sem definição, 33 concessões de energia vencem em 2015
Projetos de geração de energia com graves restrições somam 5,1 mil MW