quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Horário de verão começa no próximo dia 19 de outubro

O horário de verão começa à 0h do próximo dia 19, quando os relógios devem ser adiantados uma hora em todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil. A medida vai vigorar até 22 de fevereiro de 2015.

O principal objetivo do horário de verão é aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso, principalmente das 19h às 21h. No último horário de verão, porém, que terminou em fevereiro deste ano, o forte calor e o uso do ar-condicionado reduziram a economia.

Na região da CPFL, com 301 municípios e 7,2 milhões de clientes, a economia de energiafoi de 110 GWh, 30,54% menor que os 158 GWh poupados no horário de verão anterior -entre 2012 e 2013. Já na área da Nacional, que atende 15 cidades, a redução na economia foi de 3,7% (de 0,80 GWh para 0,77 GWh).

Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.

De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorrerá, todos os anos, no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro. Quando a data coincide com o domingo de Carnaval, como ocorrerá nesta edição, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo. (Folha Online)
Leia também:
Aneel cobra solução para recursos da CDE
Leilão A-1 só terá oferta com preço-teto maior
Mercado livre de energia pode chegar até 58% do consumo
Setor espera reavaliação do modelo pelo próximo governo