quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Governo altera previsão para 2015

O Ministério de Minas e Energia revisou ontem as previsões para risco de desabastecimento de luz em 2015, reduzindo minimamente as possibilidades de um apagão na região Sudeste/Centro-Oeste e elevando, também de maneira discreta, as chances de problemas elétricos no Nordeste.

A nota, divulgada à imprensa, durante reunião do CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) informou que o risco de desabastecimento de energia no ano que vem é de 4,7% e 0,8% nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e na região Nordeste, respectivamente.

No mês passado, esses percentuais eram 4,8% e 0,5% respectivamente. O limite, tido como seguro, é de 5%. O CMSE reúne as principais autoridades do governo no setor de energia. São esses os especialistas que debatem sobre manutenção do uso de usinas termelétricas, por exemplo.

A nota do ministério destacou apenas que os percentuais “continuam dentro do critério de planejamento” e que não há qualquer risco de déficit de energia neste ano. Para o Ministério de Minas e Energia, o sistema elétrico apresenta-se “estruturalmente equilibrado” em em condição para abastecer o país.

A chuva acima da média na região Sul, em setembro, foi ressaltada como fator positivo para o setor. O Governo espera que esses bons resultados na região se mantenham, uma vez que o fenômeno ‘El Niño’ deve seguir pelos próximos meses.

Ainda não houve qualquer indicação de uma intenção em desligar usinas térmicas. (Folhapress)
Leia também:
Iluminação pública leva prefeitos à Justiça
Compensação pelo uso da água já arrecadou R$1,7 bilhão em 2014