quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Consumo de energia cai pela sexta vez consecutiva no mercado livre

O consumo de energia no mercado livre em agosto foi 1,66% menor do que em julho. Essa foi a sexta queda consecutiva no consumo do segmento, aponta o Índice Setorial Comerc, estudo mensal que avalia os dados de consumo de energia elétrica das 540 unidades sob administração da comercilaizadora Comerc. De março a agosto deste ano, o consumo de energia elétrica foi 14,57% menor se comparado ao mesmo período de 2013.


“Há uma forte tendência de queda do consumo de energia, o que pode estar ligado à redução do ritmo industrial em face da desaceleração econômica”, disse a Comerc. A comercializadora explica ainda que como o consumidor livre tem um sinal de preço imediato, há um esforço em reduzir o consumo quando o Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) encontra-se em patamares altos como agora.

Na comparação anual, o resultado de agosto foi 3,16% abaixo do registrado no mesmo período em 2013.

Comparativo setorial – Agosto - No comparativo setorial mensal, os setores de têxtil, couro e vestuário (6,94%) e material de construção civil (6,67%) tiveram recuperação mais expressiva no consumo de energia em relação ao mês precedente, julho. As quedas mais acentuadas ocorreram nos setores de alimentos (-4,28%) e eletroeletrônicos (-4,15%).

No comparativo anual, praticamente todos os setores reduziram o consumo de energia em agosto de 2014 em relação a agosto de 2013, salvo os de material de construção Civil (2,77%) e embalagem (2,64%). Os setores que registraram as maiores quedas, no comparativo anual, foram siderurgia (-9,12%), veículos e autopeças (-9,02%), têxtil, couro e vestuário (-7,36%) e eletroeletrônicos (-5,90%). (Jornal da Energia)
Leia também: