quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tolmasquim descarta problema no setor de energia em 2015

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, reafirmou, nesta terça-feira, 26, que o cenário atual não sugere nenhum problema de desabastecimento de energia em 2015. "Claro que não falamos de risco zero em 2015, mas é um risco muito pequeno", disse o presidente da EPE durante o seminário "Perspectivas para o Setor de Energia Elétrica", organizado nesta manhã pela BM&FBovespa e pela Apimec-SP.

Tolmasquim destacou que estudos elaborados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram que o nível dos reservatórios na região Sudeste deve chegar a 20% em novembro, início do período chuvoso. Anteriormente, a previsão sugeria uma armazenagem equivalente a 18,5% dos reservatórios no mesmo período. "Hoje pensamos em um valor entre 18% e 20%", disse.

Caso a projeção se confirme, o nível de armazenamento no início do período chuvoso seria equivalente a duas vezes o patamar de 10% considerado mínimo para a operação segura do sistema energético brasileiro.

A partir do patamar de 20% em novembro, o ONS fez simulações de qual seria a situação do nível de armazenamento dos reservatórios em 2015. E, tendo como base as 81 séries históricas registradas nas últimas décadas, apenas cinco sugerem que o patamar de 10% poderia ser rompido para baixo. Destas, apenas uma indica valores inferiores a 10% no meio do período seco (julho).