quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Lobão critica previsões sobre aumento de energia e racionamento

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, voltou a criticar as previsões de especialistas sobre o aumento do custo da energia e o risco de racionamento, durante a cerimônia de posse de três diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica. “No ano passado, diante de alguns incidentes, certos analistas se apressaram em fazer um diagnóstico catastrófico de que teríamos apagões em série”, lembrou o ministro, acrescentado que as previsões não se concretizaram.

Lobão também descartou o racionamento e disse que “pitonisas de plantão” passaram a metade do ano anunciando que ele ocorreria.

Segundo ele, um especialista brasileiro chegou a falar na reunião do Cigré na França que “por razões eleitoreiras” o governo optou por não adotar medidas de economia de energia. O ministro chegou a usar ainda expressões como “pregadores da desgraça” para definir os críticos às medidas do governo para enfrentar a crise no setor elétrico.

Projeções pessimistas, acrescentou, falavam também em aumento da energia de 40%, 30%, 25%, mas a expectativa é de que a entrada no ano que vem de mais energia das concessões renovadas no sistema de cotas contribua para reduzir a tarifa. “Quando leio nos jornais certos comentaristas, certos especialistas dizendo que não há investimento no setor, isso soa para mim como heresia”, afirmou Lobão, após citar números sobre a expansão do sistema.

O ministro não negou quando questionado por um jornalista sobre se as declarações eram uma resposta a criticas feitas pela candidata à Presidência Marina Silva (PSB). Marina questionou a competência de autoridades nomeadas pela presidente Dilma Rousseff para os ministérios, inclusive o de Minas e Energia. “Eu sei que ela disse isso. Esse é o conceito dela, não o meu. Os fatos não demonstram isso e, se não demonstram, é o contrário”, disse na saída da Aneel.

Além da recondução do diretor-geral, Romeu Rufino, e do diretor Andre Pepitone, a cerimônia na Aneel também foi uma apresentação do diretor Tiago Correia, que inicia agora o primeiro mandato. Os três já haviam assinado os termos de posse na semana passada, em solenidade fechada no MME. (Agência Canal Energia)Leia também:
Preço viabiliza PCHs, diz Tolmasquim
Participação de eólicas em leilão de energia A-5 é incerta
Santo Antônio quer R$ 860 milhões de sócios para dívidas
Reajustes de energia são para preservar funcionamento do sistema, diz Lobão