quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aneel dá mais prazo para distribuidoras pagarem custos de compra de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu adiar mais uma vez o prazo para que as distribuidoras de energia paguem parte do valor gasto com a compra deenergia no mercado de curto prazo feita em maio. O pagamento estava previsto inicialmente para o início do mês, foi adiado para o dia 31 e agora passou para 28 de agosto.

Segundo a Aneel, o objetivo do adiamento é que o saldo da Conta no Ambiente de Contratação Regulada (Conta-ACR) seja suficiente para a efetivação da liquidação. "O adiamento se dá devido à complexidade da operação do empréstimo à Conta-ACR e possibilita que, caso o aporte de recursos ocorra antes de 28 de agosto, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) possa antecipar a liquidação de maio/2014", informou a agência.

A Conta-ACR foi criada para que as distribuidora possam captar empréstimos no mercado para cobrir as despesas com a compra de energia no mercado livre. Com a falta de chuvas e o baixo nível de água nos reservatórios das hidirelétricas, as distribuidoras tiveram que comprarenergia mais cara para garantir o suprimento a seus clientes.

O governo federal pretende viabilizar um novo empréstimo, de R$ 6,5 bilhões, para ajudar as distribuidoras de energia elétrica a cobrir os gastos extras Em abril, foi autorizado um empréstimo de R$ 11,2 bilhões. (Agência Brasil)
Leia também:
Ajuda a distribuidoras será repassada para contas de luz
Conta de luz deve ficar mais cara por 2 anos para custear elétricas
Bancos privados resistem, e públicos vão garantir socorro a setor elétrico
Com mais de mil projetos inscritos, eólicas predominam em leilão de energia