terça-feira, 8 de julho de 2014

Aneel avalia adiar pagamento de distribuidoras a usinas geradoras

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) agendou para esta quarta-feira (9) uma reunião extraordinária da diretoria para analisar o adiamento de um pagamento que essas empresas devem fazer às geradoras.


Mesmo após a realização de um leilão para compra emergencial de energia, essas empresas ainda precisam recorrer a contratos de curto prazo - no chamado mercado livre - para atender a demanda mensal dos consumidores.

Essa compra representa gastos mensais bilionários. Por isso, as distribuidoras desde o início do ano pedem apoio do governo para os pagamentos.

O financiamento bancário de R$ 11,2 bilhões que foi feito com intermédio da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) no primeiro semestre já foi completamente utilizado pelas distribuidoras.

Agora, o mercado estima que haja uma nova conta em aberto de mais R$ 1,9 bilhão a ser paga, referente aos gastos de maio. Sem nova fonte de recursos disponível, as empresas dizem que terão dificuldade em quitar a dívida. (Folha de S. Paulo)
Leia também: