terça-feira, 20 de maio de 2014

Represas decaem

O risco de deficit de energia continua subindo. Sem melhoria no volume de chuvas, a previsão para o nível de armazenamento dos reservatórios hidrelétricos da Região Sudeste e da Centro-Oeste foi novamente reduzida pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Agora, a expectativa é chegar ao fim do mês com apenas 36% de acumulação, contra 37,2% previstos anteriormente. Especialistas apontam como ideal para enfrentar o período de seca, pelo menos, 43% dos reservatórios abastecidos.

Para o conselheiro do Comitê de Barragens Luciano Nobre Varella, especialista em obras hidráulicas e estruturas, a situação é preocupante porque a Região Sudeste e a Centro-Oeste contribuem com 70% da capacidade de armazenamento do país. "O ideal seria estar com um nível bem maior, porque sua importância é fundamental", explicou. A título de comparação, o Nordeste, segundo principal sistema, contribui com 18%. Os reservatórios da região estão com 42,5% de armazenamento e devem chegar ao fim do mês com 40,7%.

No Sul, onde lagos devem terminar o mês com 51,2% de armazenamento, a contribuição é de somente 7%. E o Norte, que está com os reservatórios cheios, colabora com 5%. "Por isso, tudo indica que já está na hora de o governo tomar medidas de redução de consumo. Talvez não um racionamento, mas uma campanha de conscientização." (Correio Braziliense)
Leia também: