quinta-feira, 8 de maio de 2014

Preço seria insuportável sem desconto, diz EPE

O presidente da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), Maurício Tolmasquim, disse que, sem a redução do preço da energia, aplicada no ano passado pelo governo, o preço a ser pago hoje pelas tarifas seria "insuportável para todos".

Segundo Tolmasquim, a redução média de 20% --que veio por meio da renovação de contratos de concessão e retirada de encargos do setor elétrico-- fez com que o preço da energiamudasse de patamar, ficando necessariamente mais baixo.

Por isso, todos os impactos que vierem (como os que ocorrem agora pelo maior uso das usinas termelétricas) serão aplicados sobre preços menores.

Portanto, assim que o sistema elétrico puder voltar para uma situação normal, em que as térmicas sejam menos necessárias, esses preços, segundo ele, devem voltar a cair para os consumidores.

"Se não tivesse a MP [que prorrogou os contratos de concessão], estaríamos pagando hoje 20% a mais do que estamos pagando."

Demanda - O presidente da EPE destacou ainda que o crescimento das fontes de geração de energia no país vêm ocorrendo acima da demanda dos consumidores e que, por isso, não há risco de desabastecimento de energia.

Além disso, disse que as redes de transmissão de energia no país estão mais desenvolvidas que em 2001, ano em que houve racionamento. (Folha de S. Paulo)