quarta-feira, 21 de maio de 2014

Para ONS, operar setor elétrico está cada vez mais difícil

Com reservatórios limitados pelas questões ambientais e escassez de recursos hídricos, o sistema elétrico brasileiro vai se tornar cada vez mais dependente das usinas térmicas. É o que informa o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Hermes Chipp, ao analisar as características do atual modelo energético pautado no menor custo da energia, e não na garantia de segurança do abastecimento. "Está ficando cada vez mais difícil e estressante.

Não há reservatórios para garantir atendimento, vamos precisar operar mais térmicas", disse,durante palestra realizada na Semana de Infraestrutura da Fiesp e Fierj (L.E.T.S), ontem em São Paulo. De acordo como executivo, as usinas termelétricas serão cada vez mais necessárias para assegurar o fornecimento de energia elétrica no país, já que as usinas hidrelétricas não conseguem mais poupar água para os períodos de estiagem.

Chipp explica que dos 20 mil MW de energia nova de fonte hídrica que entrarão em operação no sistema elétrico brasileiro no período entre 2013 e 2018, apenas 200 MW serão de usinas que detém reservatórios, o que diminui a segurança do sistema. "A energia eólica será suficiente para suprir a demanda brasileira? Não podemos contar com isso, por isso precisaremos das térmicas", ressaltou. Chipp lembrou que o governo brasileiro vai realizar no segundo semestre deste ano um leilão de energia de reserva, separando projetos por fontes de geração.

"Ainda não é um leilão por fonte, mas é um leilão que de certa forma privilegia tipos de produtos. Está começando a chegar onde achamos que seria mais adequado, de melhor equilíbrio entre custo e segurança", afirmou. Oferta adicional de gás virá do pré-sal, diz ANP Em outra palestra, Magda Chambriard, a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) afirmou que o Brasil vai dobrar sua produção de petróleo nos próximos dez anos, graças ao projetos de exploração em curso, sobretudo o pré-sal que já mantém uma produção de 400 mil barris por dia.

Segundo ela, a produção brasileira de gás natural também vai ser crescer na próxima década, mas não no mesmo ritmo de expansão americana. "Os Estados Unidos têm condições de atuar mais rapidamente na produção, porque em 150 anos eles perfuraram cerca de 5 milhões de poços. Isso faz com que tenham um grande conhecimento dos seus recursos petrolíferos", argumentou. Magda Chambriard admitiu que não há produção nacional de gás suficiente para atender a demandado país, mas disse que o governo não está confortável com essa realidade e que pretende reverter a situação com a exploração das reservas de pré-sal.

"Vamos ter gás natural por terra para consumo no Brasil, mas prioritariamente, nos próximos anos, esse gás virá dos projetos do pré-sal. Enquanto isso, vamos desenvolver projetos de exploração terrestres, de gás convencional", disse a diretora-geral da ANP. (Brasil Econômico)
Leia também:
Brasil tem 5º ano de estouro em falta de luz
Sem reservatórios, setor elétrico defende expansão térmica
Mercado livre prepara proposta de financiamento para expandir oferta de energia
Rufino confirma intenção dos geradores em apresentar estudos sobre exposição involuntária