quarta-feira, 26 de março de 2014

Leilão A-3 poderá ter garantia de fiel cumprimento estendida para nove meses

 Aperfeiçoamentos nas regras relacionadas ao aporte de garantias estão entre as novidades propostas no edital do leilão A-3 de 2014, que ficará em audiência pública desta quarta-feira, 26 março, até o dia 16 abril. O certame previsto para 6 junho é destinado à negociação de contratos de energia de novos empreendimentos hidrelétricos, eólicos e termelétricos a gás e a biomassa, resultante do biogás de aterro sanitario, de biodigestores de dejetos de animais ou estações de tratamento de esgoto. Os contratos tem início de suprimento em 1º de janeiro de 2017. 

O documento preliminar da Agência Nacional de Energia Elétrica prevê a extensão do prazo de validade das garantias de fiel cumprimento de três para nove meses após a entrada prevista em operação comercial da usina, para que ele coincida com a indenização por atraso, definida na apólice de seguro do empreendedor. 

O edital do último leilão de energia nova já previa o pagamento de 100% do valor da indenização na modalidade seguro-garantia, nos casos de atraso superior a 180 dias em relação à data de início de operação comercial definida no cronograma fisico de cada usina. Só que a validade da garantia de fiel cumprimento era de três meses a partir da operação da última unidade geradora. 

O documento também sugere a ampliação do prazo de execução das garantias de fiel cumprimento de 60 dias para 180 dias, a partir de quaisquer um dos marcos intermediários do cronograma de construção da usina. Esse prazo já é aplicado em relação à data final de entrada em operação comercial do empreendimento.

A agência havia incluído em editais anteriores a regra que permite ao gerador com contratos negociados no leilão solicitar a revisão do cronograma original de implantação do empreendimento em até dez dias, caso haja atraso superior a 30 dias na emissão de nova outorga ou na atualização de outorga existente pelo Ministério de Minas e Energia. Quem não pleitear a alteração dentro desse prazo não poderá usar a demora na concessão ou na autorização da usina como argumento pelo descumprimento do cronograma de operação ou de inicio de entrega da energia.

Em relação à garantia de participação, correspondente a 1% do valor do investimento, a proposta da Aneel é de que ela seja depositadas para todos os empreendimentos. O leilão A-3 teve 527 projetos inscritos, com 16.258 MW de capacidade instalada, segundo a Empresa de Pesquisa Energética. (Canal Energia) 
Leia também: 
Descarga Elétrica
Aneel define WACC para geradoras cotistas
Justiça nega pedido da Cesp para suspensão de leilão de hidrelétrica
Necessidade de aporte do Tesouro no BNDES em 2014 será menor que em 2013