quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Senado volta alertar sobre risco de racionamento

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) alertou, em pronunciamento nesta quarta-feira (19/02), para o risco de racionamento de energia elétrica no país. Em sua avaliação, a redução, há dois anos, das tarifas de energia elétrica, as condições impostas às concessionárias e o incentivo ao consumo inviabilizaram o setor. 


A situação foi agravada, ressaltou o senador, com o baixo índice pluviométrico registrado no período. A consequência, assinalou, é que os reservatórios apresentam um volume de água abaixo do necessário para o perfeito funcionamento das usinas hidrelétricas. 

Flexa Ribeiro também chamou a atenção para a iminência do que classificou de "tarifaço de 15%" nas contas de luz. 

“Até o governo já admite que a hidrologia é pior do que em 2001, quando foram adotadas medidas de contenção do consumo. Isso é ruim para a indústria, que pode entrar em paralisia; para a dona de casa, que já está sentindo as consequências da falta de energia todos os dias; para o Brasil, que deixa de produzir, de garantir emprego, de produzir renda”, disse o senador. 

PSD deve ficar com a comissão de Minas e Energia 
O líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), declarou na última terça-feira (18) que o seu partido vai ficar com a presidência das comissões de Minas e Energia e de Defesa do Consumidor. Os líderes continuam discutindo a divisão das comissões, mas já há nomes cotados. De acordo com o parlamentar o deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG) será presidente da Comissão de Minas e Energia. (Jornal da Energia)
Leia também: