quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Planalto trava projeto que devolve dinheiro da conta

O Palácio do Planalto atuou ontem para segurar a votação na Câmara de projeto de Decreto Legislativo que exige da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) medidas para a devolução dos recursos cobrados a mais nas contas de luz, durante ao menos sete anos.

O erro foi revelado pela Folha em 2010. 

A proposta estava prevista para ser votada nesta semana, mas o governo costurou um acordo com os líderes da base aliada para o texto ser analisado no dia 4 de abril. A Folha apurou que parlamentares telefonaram para o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) alertando o risco de o projeto avançar na Casa.

Governo decide importar gás e ligar usina térmica de Uruguaiana
O secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, informou ontem que o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, que reúne as principais autoridades do governo para o setor, decidiu na última semana que importará gás com ajuda da Argentina e ligará a usina térmica de Uruguaiana. 

A medida faz parte de um esforço do governo para complementar a geração térmica no país, que vem auxiliando o fornecimento de luz enquanto o nível dos reservatórios segue baixo, por falta de chuvas.  No ano passado, a usina também foi utilizada em situação semelhante, emergencial, em janeiro e fevereiro.  Uruguaiana estava desligada desde 2008 e, por ser ativada no ano passado, recebeu um ressarcimento superior a R$ 250 milhões. 

Neste ano a geração de Uruguaiana deve ficar em 250 megawatts médios. O funcionamento foi aprovado por 60 dias --de março e abril. Os gastos não foram informados. Para que funcione, segundo o secretário Zimmermann, será necessário aplicar o mesmo sistema do ano passado, ou seja, o Brasil importa GNL (gás natural liquefeito), ele passa por processo de regaseificação na Argentina e vem para o país por meio de um gasoduto. 

RESERVATÓRIOS - A frente fria vinda da Argentina, que trouxe chuva para as regiões Sudeste e no Sul no fim de semana, não conseguiu conter a diminuição no nível dos reservatórios das hidrelétricas. O nível de armazenamento voltou a cair na segunda-feira na região Sul. A quantidade de água nas reservas da região ficou em 42,5% da capacidade máxima, queda de 0,5 ponto percentual em relação ao domingo. (Folha de S. Paulo)
Leia também: