quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Argentina e Brasil avançam em projeto de hidrelétricas

Em meio às dúvidas sobre o abastecimento de energia nos dois países, Brasil e Argentina pretendem acelerar o projeto de construção de duas usinas hidrelétricas no rio Uruguai. Juntas, teriam capacidade para gerar 2.200 megawatts (MW) e estão orçadas, preliminarmente, em US$ 5,2 bilhões. Os investimentos e a energia produzida seriam divididos em partes iguais.

Um consórcio de empresas brasileiras e argentinas elabora, desde maio, os estudos das usinas de Garabi e Panambi. O prazo para a entrega dos trabalhos termina em fevereiro de 2015. A Eletrobras, que toca o projeto junto com a estatal argentina Ebisa, conta com uma antecipação. "Esperamos ter os estudos prontos no fim do ano", disse ao Valor o diretor de geração da Eletrobras, Valter Cardeal.

Uma etapa importante foi vencida na semana passada, segundo Cardeal: o Ibama liberou o termo de referência definitivo dos estudos ambientais. Com isso, os empreendedores já têm um roteiro completo para o processo de licenciamento. Se o projeto for mesmo levado adiante, não será preciso fazer um leilão de concessão. (Valor Econômico)
Leia também:
Senado volta alertar sobre risco de racionamento
TCU vê prejuízo de R$ 2,67 bi em encargos de energia
Lobão volta a afastar racionamento de energia este ano
Modelo elétrico faz 10 anos longe do ideal e reacende incertezas