sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Energia terá 12 leilões em 2014, prevê Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, declarou que serão realizados sete leilões de energia e cinco de transmissão. Segundo ele, o governo prevê ainda o acréscimo de mais 6 mil megawatts (MW) de capacidade instalada em novas usinas de energia elétrica e a construção de mais 6,8 mil quilômetros de linhas de transmissão em 2014.

"Vamos continuar ampliando e reforçando nosso sistema elétrico", disse Lobão, por meio de nota. O anúncio foi feito na abertura da primeira reunião do ano do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).

O comitê também fez um balanço do plano de segurança do abastecimento para o período da Copa. Segundo o ministério, já foram concluídas 77 obras de reforço dos sistemas elétricos nas cidades-sede. "Estamos monitorando a fase final de construção de mais 33 projetos", explicou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp.

No ano passado, o governo realizou sete leilões de energia que permitiram a contratação de 177 novas usinas para a implantação nos próximos anos, respondendo pela geração de mais de 7 mil MW. (Valor Econômico)
Leia também:
Consumo maior eleva uso de termelétricas
Portaria nº455 entra em vigor a partir de 1º de junho
Eletrobras pode recorrer da decisão sobre devolução de R$2 bi à RGR
Apesar do calor e da escassez de chuvas, ONS descarta risco de falta de energia