quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Zimmermann nega interferência da Fazenda em operação da Eletrobras

O secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcio Zimmermann, negou qualquer ingerência do Ministério da Fazenda na Eletrobras, com a decisão do ministro Guido Mantega de cancelar a operação de empréstimo de R$ 2,6 bilhões da Caixa Econômica à estatal. Zimmermann afirmou nesta quarta-feira, 4 de dezembro, que ainda aposta na realização da operação. "Esse processo da Caixa era um processo muito bom para a Eletrobras. Eu tenho esperança de que saia no ano que vem", disse em entrevista ao sair da Comissão de Minas e Energia da Câmara. 

Presidente do Conselho de Administração da Eletrobras, o secretário do MME minimizou a decisão do ministro e explicou que não sabia se haveria tempo hábil para contratar o empréstimo ainda este ano. A operação destinada ao alongamento do saldo devedor de financiamentos da Reserva Global de Reversão foi aprovada pelo conselho e anunciada ao mercado pela empresa no último dia 22 de novembro.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também evitou a polêmica ao ser questionado sobre o assunto. Ele observou que a Fazenda tem o direito de participar desse tipo de decisão, porque "é a dona da empresa." "A Eletrobras pertence ao Tesouro Nacional. Isso tudo esta sendo avaliado agora para ver que caminho nós vamos seguir", disse Lobão, que também esteve na Câmara para a abertura de um seminário que acabou sendo cancelado por problemas de saúde do deputado Luiz Otávio Germano, presidente da Comissão de Minas e Energia.

Segundo Zimmermann, a linha de crédito foi analisada dentro da Eletrobras como uma boa operação, na qual a empresa trocaria um empréstimo com determinado prazo por outro com prazo e carência maiores. O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Romeu Rufino, explicou na última terça-feira, 3, que os recursos seriam usados prioritariamente para regularizar os repasses em atraso de recursos da Conta de Desenvolvimento Energético para as distribuidoras. (Canal Energia)
Leia também:
Empréstimo para Eletrobrás fica para 2014
Energia eólica domina leilão de energia para 2018
Aneel não cede aos apelos da Cemig e retira Itaocara do A-5
BNDES aprova condições de crédito a leilões de energia e transmissão