quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Com térmicas, tarifas vão subir de 10% a 20%

A partir do ano que vem, as contas de luz de todos os brasileiros terão novidades que podem resultarem variações mensais de preços— mesmo sem alteração no consumo—ecustodel0%a 20% maior, calculam os especialistas. Será o resultado da chamada bandeira tarifária, nova fórmula usada para cobrar do consumidor pela utilização da energia das térmicas, mais cara do queadas hidrelétricas.

As distribuidoras terão que trazer nas faturas uma bandeira verde, amarela ou vermelha que indica o grau de utilização da energia das térmicas e o adicional
que incidirá na próxima conta.

—Chamaram de bandeira tarifária para verse passava em brancas nuvens e dava uma bandeirada nos consumidores. Mas étarifa mesmo, vai aumentara conta em torno de 10% e terá impacto sobrea inflação—diz o economista Paulo Rabellode Castro, da RC Consultores.

O aumento da utilização da energia das térmicas a gás e a diesel fez com que a fórmula de cobrança fosse alterada. Hoje, a diferença éabsorvida pelas distribuidoras durante o ano e repassada aos consumidores na época do reajuste anual da tarifa.

—A eventualidade no uso das térmicas está terminando, estão ligando muito mais que o planejado. A conta desde 2012 chegou a R$ 10 bilhões e não tem mais como as empresas segurarem isso—diz Roberto D"Araújo, colaborador da Coppe URFJ e integrante da ONG Ilumina.

Segundo ele, além defazer a conta variartodo mês, o adicional atinge até quem economiza ou usa energia fora do horário de pico.

—Se tiver bandeira amarela, a energia será 10% ma is cara. Se tiver avermelha, 20%. Por outro lado, se as térmicas não forem usadas, não há desconto. (O Globo)
Leia também: