terça-feira, 1 de outubro de 2013

Dilma: energia elétrica é condição para desenvolvimento das regiões

No brinde de recepção ao presidente do Paraguai, Horacio Cartes, durante almoço em homenagem ao mandatário no Palácio do Itamaraty, na segunda-feira, 30, a presidente Dilma Rousseff comemorou a conclusão das obras da linha de transmissão de energia da Usina de Itaipu até Assunção. Ela destacou a relevância da energia elétrica no desenvolvimento dos países e mencionou o apagão energético brasileiro. Dilma também fez votos para que o Paraguai volte a ocupar, em breve, o seu espaço no Mercosul.

"A energia elétrica é condição para o desenvolvimento de regiões. Nós sabemos disso porque aqui no Brasil também tivemos momentos de deficiência na questão energética e sabemos o preço que pagamos por isso", disse Dilma, em alusão indireta ao apagão elétrico vivido pelo país no governo Fernando Henrique Cardoso.

Em 2001, a população brasileira enfrentou um racionamento de consumo, diante do risco de corte de energia. O ex-presidente Fernando Henrique enfrentou críticas pela falta de planejamento do setor e ausência de investimentos em geração e distribuição de energia, diante do crescimento populacional e aumento da demanda industrial.

No entanto, Dilma - que foi ministra de Minas e Energia no governo Lula - também vem enfrentando problemas no setor, com episódios isolados de apagões. O último ocorreu há um mês, no Nordeste. Uma interrupção no fornecimento de energia atingiu cidades de oito Estados da Região.

A linha de transmissão entre a usina de Itaipu, em Hernandárias, no Paraguai, e a subestação de Villa Hayes, na vizinha à capital Assunção, entra em operação no final de outubro, ampliando a capacidade de recepção energética do Paraguai em 1,2 mil megawatts (MW). (Valor Online)
Leia também:
Governo manobra para dividir conta do apagão
Leilão da hidrelétrica de Três Irmãos será em janeiro de 2014
Aneel mantém multa para ONS por blecaute no Nordeste em 2011