quarta-feira, 23 de outubro de 2013

EPE quer Aneel resolvendo questão fundiária na transmissão

As dificuldades que tem sido encontradas por conta de custos de terras por onde passam de novas linhas de transmissão devem fazer com que a Agência Nacional de Energia Elétrica avalie voltar a declarar áreas para uso público. A informação foi dada pelo presidente da Empresa de Pesquisa Energética Maurício Tolmasquim. Ele esteve presente no Congresso Brasileiro de Energia, realizado na última terça-feira, 22 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com Tolmasquim, a análise do tema tem se tornado necessária para a expansão da transmissão. "Não é razoável pagar valores exorbitantes para passagem da linha nem se esperar tempos enormes e lutas na justiça para construir a linha", afirma. Ainda segundo Tolmasquim, isso tem sido uma reclamação de agentes.

No último leilão de transmissão, a LT Itatiba-Bateias, localizada no estado de São Paulo, não recebeu lances, porque os custos com a questão fundiária ficaram maiores e inviabilizaram lances. Esses custos tem afugentado investidores e vem se tornado entrave na expansão da transmissão.

Segundo Tolmasquim, não seria preciso mudanças na legislação para que a Aneel aplique a regra. Ela poderia declará-las bem público logo em seguida ao término do leilão de transmissão. Quando o lote não tem compradores, a Aneel tem dado um desconto inicial e promove um aumento na receita anual permitida.

Ele acredita que a negociação ainda é o melhor caminho para solução de problemas desse gênero, mas não concorda que isso traga atrasos para a expansão. "Caso a negociação comece a dar problemas e ponha em risco a construção do projeto, a gente tem que tomar outras medidas", conclui. 

Paralisação - Sobre a recente paralisação feita por funcionários da EPE na última semana, Tolmasquim ainda busca uma solução com o Ministério do Planejamento para a concessão dos pleitos dos funcionários. (Canal Energia)
Leia também:
Petróleo: a historia se repete
Energia eólica vai virar ventania?
LT e estações conversoras de Belo Monte serão leiloadas em lote único