sexta-feira, 21 de junho de 2013

Governador do Paraná pede que Copel segure reajuste tarifário

O governador do Paraná, Beto Richa, declarou que irá pedir para que a Copel suspenda o reajuste médio de 14,61% aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (20/06). Uma reunião para avaliação dos índices – 14,42% para baixa tensão e 14,86% para alta tensão – está marcada para a próxima segunda-feira (24/06), entre a distribuidora e o governador.

“Eu pedi para a Copel segurar (o reajuste), para ver exatamente o que é isso. Mas, me parece, que em função dos últimos gastos do governo federal com a estiagem, colocando a todo o vapor as usinas termelétricas - que além de mais poluidoras são usinas mais caras -, a Aneel está encaminhando esse aumento para várias concessionárias de energia. Pedi para que a Copel segurasse até eu tomar pé da situação”, declarou Richa.

O índice foi definido em reunião extraordinária da agência reguladora. A Copel atende 4,1 milhões de unidades consumidoras, localizadas em 393 municípios do Paraná. Segundo o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, o mix de compra de energia passa por uma fase de alta em que a tarifa é influenciada por questões esporádicas. Neste caso, o que mais pesou foi o preço da compra de energia.

“No que mais impactou oito pontos percentuais, diz respeito à compra de energia de um modo geral, aos custos de energia por contrato de disponibilidade térmica e Itaipu. Além da variação do dólar e com o valor do PLD em um patamar mais alto, precisamos colocar uma previsão mais alta do que será o custo para o próximo período”, disse Rufino em entrevista após a reunião.

Consórcio Siemens-Cepel desenvolve rede de gerenciamento para o ONS
A partir desse mês de junho, o sistema de supervisão e controle do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) passou a contar com a Rede de Gerenciamento de Energia (Reger), desenvolvido pelo consórcio firmado entre a Siemens e o Cepel. O projeto já está em uso no Centro Regional de Operação Sudeste, no Rio de Janeiro, e abrangerá os outros quatro centros de operação do ONS, localizados em Brasília, Florianópolis e Recife. Com a iniciativa, o sistema elétrico brasileiro dá um passo definitivo em direção ao conceito smart grid. O projeto estabelece uma plataforma unificada de supervisão e controle nos centros de operação do ONS e cada um deles poderá ter suas atribuições assumidas por outro, sem prejudicar o sistema. Além de maior confiabilidade, o projeto dará unicidade e mais segurança às informações, permitindo ao Operador melhores condições para garantir a continuidade dos processos de supervisão e controle.

Assinado em 2009, o contrato para desenvolvimento do sistema foi realizado por um consórcio formado pelo Cepel e pela Siemens, que venceram licitação internacional promovida pelo ONS. O Reger é um sistema Supervisory Control and Data Acquisition System/Energy Management System virtual, com arquitetura e recursos inéditos em nível mundial, composto por um conjunto de Sistemas de Supervisão e Controle integrados, geograficamente distribuídos e redundantes, capazes de suportar todas as funções que integram a missão básica do ONS. O projeto é uma iniciativa inédita no Brasil e representa um importante salto de qualidade na gestão dos sistemas de transmissão e geração de energia, inclusive em termos do conceito das redes inteligentes. Trata-se da instalação de um novo sistema de gerenciamento que integra os quatro centros de operação regional e o nacional, de forma a disponibilizar uma completa comunicação e compartilhamento dos dados.

O Reger tem como base a conjugação de produtos consagrados como o Spectrum PowerCC Information Model Manager da Siemens e o Sage (Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia) do Cepel. Prevê ainda a utilização do conceito inovador "Evergreen", onde o consórcio Siemens-Cepel garantirá a atualização constante do REGER, mantendo-o na última versão tecnológica disponível.(Jornal da Energia)
Leia também:
Aneel aprova revisão do Manual do PEE
Cemig obtém liminar para a usina Jaguara
Cemig e governo mineiro lançam programa para aumentar qualidade no fornecimento