sexta-feira, 10 de maio de 2013

Governo testa mercado elétrico com leilão em SP

O leilão de transmissão de energia que acontece hoje terá 11 consórcios e nove empresas na disputa pelos dez lotes de linhas de transmissão e de subestações. O evento será organizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e acontecerá na BM&FBovespa, em São Paulo, a partir das 10h.  O governo oferecerá projetos para a construção de 5.017 quilômetros de linhas. Ao todo, são 17 linhas de transmissão e quatro subestações. 

O investimento estimado é de R$ 5,3 bilhões e serão gerados 18,3 mil empregos diretos. O prazo para a entrega das obras varia entre 22 e 36 meses. O direito de exploração será por 30 anos. A novidade desta vez é a restrição imposta às empresas que tenham projetos de transmissão ou de subestações com atrasos sistemáticos nos últimos três anos. Agora, essas companhias podem ter, no máximo, 49% do consórcio que disputar o leilão. O mercado considerou branda essa restrição. (Folha de S. Paulo) 

Aneel publica regras para aplicar bandeiras tarifárias 
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou nesta sexta-feira,10, no Diário Oficial da União os procedimentos comerciais para a aplicação do sistema de bandeiras tarifárias, que passará a trazer na conta de luz um quadro com bandeiras verde, amarela ou vermelha indicando se a energia daquele mês custará mais ou menos, em função do nível dos reservatórios da região onde mora o consumidor. 

As bandeiras tarifárias começarão a valer, de fato, em 1º de janeiro de 2014, mas entre 1º de junho e 31 de dezembro deste ano, o sistema terá um "ano-teste", decisão aprovada pela Agência em meados de abril. Os objetivos desse teste é simular os resultados obtidos com a aplicação hipotética das bandeiras amarela e vermelha e divulgar aos consumidores o novo sistema. 

Nesse período, as concessionárias devem incluir nas faturas mensagens informando o significado e o custo de cada bandeira. Quando os reservatórios estiverem cheios e as condições de geração da eletricidade forem favoráveis, a bandeira para a região ficará verde e não haverá pagamento adicional. Já as bandeiras amarela e vermelha implicam cobrança adicional para o consumidor.As novas regras estão publicadas nas resoluções 518 e 547 da Aneel na edição de hoje do Diário Oficial da União. (Agência Estado)

Leia também:
Geradoras querem repassar custo com usinas térmicas
CCEE registra adimplência de 97,67% em liquidação dupla
Risco de racionamento é baixo, mas energia precisa de solução