quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pinga-Fogo Setor Elétrico: ANEEL, EPE e CEMIG

Aneel lança campanha em escolas sobre o uso eficiente de energia
A Aneel inicia nesta semana a distribuição de vídeos educativos para 47 mil escolas públicas do País, com o objetivo de mostrar aos alunos a importância do bom uso da eletricidade no dia a dia.O vídeo “Caminhos da Energia” é um documentário que traz depoimentos de personagens diretamente envolvidos nos processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica e ressalta a importância dessas etapas para que a eletricidade chegue aos milhões de lares brasileiros. Na animação “Turminha Eletro – Uso Eficiente da Energia Elétrica”, os principais eletrodomésticos de uma casa dão dicas para o uso eficiente da eletricidade, mostrando como a utilização incorreta de aparelhos e o desperdício podem aumentar a conta de energia. Na primeira etapa, segundo a Aneel, cerca de 40 mil cópias serão encaminhadas para instituições de todas as unidades federativas, com exceção dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro que receberão seus vídeos em 2013. “O envio dos DVDs é mais uma ação da agência para estimular a educação e a informação da sociedade sobre o funcionamento do setor elétrico brasileiro, por meio de temas de utilidade pública relacionados ao uso da energia elétrica”, destaca a Aneel. Clique aqui para baixar os vídeos. (Jornal da Energia)

EPE descarta adiar novamente leilões de energia neste ano 
O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, afirmou que o órgão não pretende adiar os leilões de energia nova A-3 e A-5, marcados para outubro. Segundo ele, a definição se haverá certame A-3 ou não está com a Aneel e deve ser resolvida na próxima semana. A agência analisará o pleito da Bertin com relação à rescisão amigável de contratos com distribuidoras que compraram energia em leilões passados de térmicas que a empresa deveria construir mas não o fez. “Espero que a Aneel decida isso dentro do prazo. A gente trabalha com essa expectativa”, disse ele. Questionado se seria possível adiar o leilão A-5 caso a licença ambiental da hidrelétrica de Sinop não saia a tempo, ele disse que o adiamento não compensaria porque a usina “não mudaria tanto” a contratação de energia, referindo-se ao porte da planta que tem 400 MW de potência instalada. (Canal da Energia)

Cemig foca nas conciliações prévias para reduzir ações judiciais 
A Cemig decidiu adotar um mecanismo de conciliação prévia para evitar que demandas dos consumidores não resolvidas pela distribuidora tenham como consequência ações judiciais. A empresa anunciou a assinatura de convênio com o TJ/M para a instituição de mecanismo conciliatório pré-processual, conduzido pelo Judiciário. O convênio permite que os consumidores da concessionária registrem demandas pendentes no site do tribunal, que vai organizar audiências de conciliação entre o cliente e a distribuidora. Dados divulgados pela assessoria de imprensa da Cemig revelam que diariamente cerca de 50 novas ações judiciais são protocoladas por consumidores. Existem em andamento 5.500 ações na região metropolitana de Belo Horizonte, e os processos em curso resultam em aproximadamente 500 audiências por mês. (Canal da Energia)

Leia também:
* Perspectivas para a energia eólica
* Furnas pode ir a leilão de transmissão com chineses
* Próximo Plano Decenal de Energia dará destaque a eólicas
* EPE avalia preferência, em leilões A-3, para eólicas com conexão já pronta
* Projeto de lei obriga distribuidoras a trocar medidor de energia