terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Aneel aprova cadernos de regras de comercialização do Novo SCL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou recentemente os cadernos azuis de regras de comercialização, que tratam de uma série de módulos do Novo SCL. No início de 2011, a Aneel já havia homologado os cadernos vermelhos, que trazem as regras ligadas aos módulos essenciais à contabilização.

As regras de comercialização foram reorganizadas e reescritas para facilitar a leitura e o entendimento dos conceitos que regem as operações do mercado de energia  no país. O objetivo foi tornar o conteúdo - de grande complexidade técnica - acessível aos mais diversos meios e públicos, abrangendo tanto especialistas do setor como novos profissionais, estudantes, jornalistas e outros interessados.

O material está disponível para download no team site do Novo SCL, seção Evolução do Projeto > Produtos Gerados > Regras de Comercialização Vigentes.

Cadernos azuis (Audiência Pública 039/11) -  Módulos de MCSD, Ajuste de Recontabilização, Votos e Contribuição Associativa, Garantias Financeiras, Penalidades de Energia, Penalidade de Potência, Cálculo de Descontos da Tust e Tusd, Reajuste da Receita de Venda de CCEAR por Disponibilidade, Contratação de Energia de Reserva e Repasse do Custo de Sobrecontratação.

Cadernos vermelhos (Audiência Pública 029/10) - Módulos de Medição Física, Medição Contábil, Garantia Física, Contratos, MRE, Balanço Energético, Tratamento das Exposições, Ressarcimento, Encargos, Consolidação de Resultados e Liquidação. (CCEE NEWS)

Leia também:
*  Artigo: Setor elétrico ante a demanda crescente
* Pinga-Fogo Setor Elétrico: Aneel, COELCE e Santo Antônio
* Tolmasquim defende multa ao Grupo Bertin por atrasar entrada em operação de térmica
* Nova estrutura organizacional da CCEE traz ganhos de eficiência e inovação
* Aneel discute em audiência pública revisão do manual de P&D do setor elétrico