segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Pinga-Fogo Setor Elétrico: Eletronorte, Copel e Light

Eletronorte procura parceiros para projetos eólicos
A Eletronorte está em busca de empresas interessadas em montar consórcios para a disputa dos leilões de energia A-3 e de reserva, previstos para o final do segundo trimestre deste ano. A estatal tem interesse em se associar a empreendedores com projetos eólicos e, no caso de vitória, formar Sociedades de Propósito Específico (SPEs) para construir e operar os parques.

Copel fica isenta de pagar impostos
A Companhia Paranaense de Energia (Copel) vai construir a Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Colíder, no rio Teles Pires, foi autorizada pela Receita Federal a efetuar compras de materiais sem o pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).
A isenção do imposto é tanto para as compras internas, como nas importações. De acordo com a Receita Federal em Curitiba (PR). A companhia foi habilitada no Regime Especial (Reidi) para utilização da suspensão das contribuições. O contrato entre o Ministério de Minas e Energia e a Copel já foi assinado e a empresa tem o direito de comercializar a energia nela produzida pelo prazo de 30 anos.
O investimento total é estimado em cerca de R$ 1,26 bilhão e a Copel tem prazo até dezembro de 2014 para concluir a obra, que deve entrar em operação em fevereiro de 2015.

Kelman fica mais um ano na presidência da Light
Jerson Kelman, foi reconduzido ao cargo por mais um ano. A decisão foi tomada pelo o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia (PSDB).  Atualmente, a distribuidora carioca é controlada pela estatal mineira Cemig.

Questionado sobre os preparativos da empresa para os eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíada de 2016, Kelman revelou que há aportes previstos, que ainda precisam da aprovação do Conselho de Administração da companhia. "Quando for aprovado, divulgaremos uma lista de quais são as subestações [que receberão investimentos]", disse Kelman.

O executivo também frisou os esforços que a empresa tem feito para reduzir as interrupções no fornecimento durante o verão, estação com pico de demanda no Rio de Janeiro. Segundo ele, já houve avanços consideráveis na redução das perdas de energia em comunidades pacificadas pelo governo do Estado.

Leia também: