sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Lista de tensões nominais por município está disponível no site da ANEEL

Consumidores e agentes podem encontrar no site da Agência as tensões nominais secundárias de todos os municípios da área de concessão de cada distribuidora do país. A consulta pode ser feita em www.aneel.gov.br, em Informações Técnicas, Distribuição de Energia, Tensões Nominais Secundárias por Município. Assim, será possível saber o nível de tensão de fornecimento de energia, de 110 Volts (V), 220V ou outros, em cada localidade.

As tensões apresentadas são encontradas nas instalações elétricas de unidades consumidoras de baixa tensão, tomadas e pontos de luz destinados à ligação de aparelhos eletrodomésticos em geral, como geladeira, televisão, ferro elétrico, chuveiro e lâmpadas. O objetivo da divulgação é facilitar a identificação desses dados evitando acidentes na rede e com equipamentos eletrônicos.

Resultado do leilão de energia de reserva é homologado pela ANEEL
O resultado do leilão de energia de reserva (05/2010) foi homologado pela ANEEL em reunião de diretoria ocorrida na última quarta-feira (3/11). O certame, realizado em São Paulo nos dias 25 e 26 de agosto deste ano, tratou da contratação de energia elétrica de reserva proveniente de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), usinas eólicas e termelétricas movidas à biomassa.

O início de suprimento das PCHs e eólicas habilitadas no leilão de energia de reserva será a partir de 1º de setembro de 2013. No caso dos empreendimentos de geração a partir de biomassa, o suprimento será entregue nos anos de 2011, 2012 e 2013. A duração dos contratos para a energia vendida pelas PCHs é de 30 anos, para as eólicas é de 20 anos e para as usinas de biomassa é de 15 anos.

Veja aqui os empreendimentos com as outorgas adjudicadas pela ANEEL, exceto as usinas PCH Inxú e as UTEs Colorado e São Fernando Energia I que ainda apresentam pendências. (Fonte: Aneel)
.
Leia também:
* Comissão analisa empréstimo de 495 milhões de dólares para Eletrobrás
* Transmissão de energia e meio ambiente