sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nova versão do Newave aprimora conceito de amostragem seletiva

A Aneel homologou no final de setembro a versão 16 do Newave, programa para cálculo do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). A nova versão -  já  utilizada para calcular o preço publicado em 24 de setembro - foi aprimorada metodologicamente com a adoção  do conceito de “amostragem seletiva” no sorteio de cenários hidrológicos processado pelo modelo, o que traz mais robustez aos dados de saída.

Os cenários hidrológicos são construídos a partir da seleção de uma amostra de possibilidades de afluências (volume de chuvas). Com a nova versão, a técnica de seleção da amostra será realizada a partir de um algoritmo que agrupa, por características semelhantes, os dados aleatórios que representam a dispersão das afluências (no jargão técnico, "ruídos"). Esta técnica possibilita que uma amostra de mesmo tamanho tenha maior representatividade.

A proposta de aperfeiçoamento foi apresentada, em 2009, pelo Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel), durante discussões do “Subgrupo de Aperfeiçoamento Metodológico (SGAM)” do “GT2 – Grupo de Trabalho de Aperfeiçoamento de Modelos e Evolução Metodológica do Planejamento e Programação da Operação”, cujas atividades são coordenadas pelo ONS e CCEE.

Próxima versão do Newave – Em 2011 entra em operação a primeira usina a gás natural liquefeito (GNL) no país. Para atender essa demanda, está em processo de validação as novas versões do Newave e do Decomp, que trarão a incorporação de critérios funcionais para utilização de usinas com este tipo de combustível. Como o gás vem de fora do país, o programa precisa prever com antecedência o despacho dessas usinas, já que a entrega do GNL, transportado por navio, leva dois meses após o pedido.  (Fonte:CCEE News)

.
Leia também:
* APEx 2010 reforça a troca de experiência com temas atuais e elevada qualidade técnica
* Consulta pública coletará subsídios para Agenda Regulatória Indicativa da Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição