quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ONS vai propor ao govemo acionar mais térmicas no Nordeste

O diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, afirmou que vai sugerir hoje, na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), o acionamento de usinas térmicas no Nordeste. O objetivo da proposta é poupar o nível dos reservatórios das hidrelétricas na região, que estão em 37%, um nível considerado baixo pelo ONS. 

— Serão propostas amanhã para o Comitê de Monitoramento outras alternativas com base em segurança elétrica. Então, existe a possibilidade de adicionar mais térmicas, ainda mais quando há um blecaute. O período de agosto a setembro é típico de maior intensidade de queimada. Em toda reunião, a gente faz a proposta com as alternativas — disse Hermes Chipp, que participou ontem do Brazil Windpower, evento sobre energia eólica, no Rio 

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também no evento, afirmou que analisará se será realmente necessário acionar as térmicas —cujo custo é mais elevado que das hidrelétricas — na região: 

— Vamos analisar isso amanhã (hoje). Estamos acompanhando (a situação no Nordeste) com todo o cuidado há muito tempo. Já desligamos algumas térmicas. Eu já disse (em reuniões anteriores) que se fosse necessário mais tarde religar alguma térmica, nós o faríamos. Se for necessário, vamos fazer. 

"SEREMOS IMPLACÁVEIS NA FISCALIZAÇÃO" 
Chipp, do ONS, disse ainda que o governo vai criar faixas de proteção em áreas próximas às trajetórias das linhas de transmissão. O objetivo, segundo ele, é evitar que queimadas derrubem o fornecimento de energia elétrica, como ocorreu na semana passada nos nove estados do Nordeste, após uma queimada no Piauí. Lobão ressaltou que o governo será "implacável" na fiscalização: 

— Estamos aperfeiçoando todos os mecanismos de prevenção e controle dos acidentes. E determinei o aumento do rigor na fiscalização e na definição das responsabilidades e penalidades. Seremos implacáveis nessa direção. (O Globo)
Leia também:
Senado analista projetos voltados para o setor de energia
Incêndio foi a causa de apagão no Piauí, confirma Aneel
Exclusão de incentivo para setor elétrico afeta projetos que somam 800 MW
EPE lança banco de dados com informações sobre geração eólica no Brasil