terça-feira, 3 de setembro de 2013

Incêndio foi a causa de apagão no Piauí, confirma Aneel

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou, em nota, que a ocorrência de queimadas na Fazenda Santa Clara, no interior do Piauí, causou o apagão em toda a Região Nordeste por algumas horas na semana passada. De acordo com o órgão regulador, uma inspeção feita nos dias 30 e 31 de agosto constatou "falta de limpeza" das faixas, o que contribuiu para que a vegetação atingisse um "porte inadequado" no local. "Em virtude das evidências de que a queimada da vegetação causou os desligamentos, a agência instruirá os consequentes processos administrativos para a determinação das responsabilidades e punições previstas na regulamentação setorial", cita a nota. 

O texto destaca que a fiscalização da Aneel inspecionou as faixas das linhas de transmissão de 500 kv Ribeiro Gonçalves- São João do Piauí. A ação foi realizada com o objetivo de identificaras causas dos desligamentos ocorridos na quarta-feira passada. A operação foi acompanhada por técnicos do Ministério de Minas e Energia (MME) e do Operador Nacional do Sistema (ONS). 

Segundo a inspeção, no local apontado como centro da ocorrência, a faixa de servidão da Linha de Transmissão (LT) Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí apresenta vegetação de porte inadequado sob as linhas, o que caracteriza falta de limpeza. 

As linhas de transmissão Ribeiro Gonçalves-São João do Piauí são operadas pela Transmissora Aliança de Energia Elétrica (Taesa)e pela Interligação Elétrica Norte Nordeste (lenI ne), informou a Aneel. 

Em nota divulgada na semana passada, o lbama informou que 45 brigadistas atuaram no incêndio ocorrido na Fazenda Santa Clara, verificando que o fogo se aproximou das linhas de transmissão que ocupam a área. O instituto foi acionado por moradores do local. 

O diretor-superintendente Geral da Taesa, José Aloise Ra-gone, contou ter inspecionado na data de ontem toda a extensão da linha de transmissão operada pela empresa na região das queimadas. "A Taesa cumpriu todos os requisitos de limpeza idas faixas conforme as normas vigentes e o licenciamento de operação junto ao Ibama. Segundo Ragone, a inspeção eita pela empresa revelou que a interrupção no fornecimento de energia ocorrido no Nordeste é uma questão "complexa" e ainda precisa de tempo para a elucidação do que ocorreu. A companhia, acrescentou o diretor, documentou a inspeção de ontem com fotografias e vídeos, que serão repassados para o ONS e a Aneel. Representantes da lenne não foram localizados pela reportagem. (O Estado de S. Paulo)
Leia também:
Senado analista projetos voltados para o setor de energia
Tolmasquim: ICG foi uma ideia genial, que deu errado
ONS vai propor ao govemo acionar mais térmicas no Nordeste
Exclusão de incentivo para setor elétrico afeta projetos que somam 800 MW
EPE lança banco de dados com informações sobre geração eólica no Brasil