quarta-feira, 7 de abril de 2010

Empresa lança no Brasil medidor cibernético de energia elétrica

Para quem se preocupa tanto com o desperdício de energia quanto com o valor da conta de luz no final do mês, a iHouse lançou o SnapGrid, um aparelho que, ao ser instalado no quadro de disjuntores de uma casa, monitora o gasto de energia elétrica. O equipamento já está nos mercados americano e europeu há algum tempo.

O equipamento acompanha toda a movimentação de energia na instalação em que estiver conectado, e mostra o consumo tanto em kilowatts como em reais – assim, o consumidor já “fica esperto” com o valor da conta no fim do mês. Além disso, o SnapGrid possibilita a visualização de uma lista de ambientes ou equipamentos ‘gastões’ com simples toques na interface, que usa uma tela touchscreen.

De acordo com Leonardo Senna, sócio-fundador da iHouse, empresa que distribui o Snapgrid no Brasil, o uso do dispositivo pode auxiliar na economia de até 20% da energia utilizada por uma família, além de auxiliar na preservação do planeta.

Como se não bastasse, o Snapgrid também pode ser configurado para enviar relatórios sobre o consumo de energia via internet, com gráficos que deixam claro o consumo por ambiente e por equipamento durante o mês, evidenciando os equipamentos e cômodos de maior consumo na residência.

No entanto, a possibilidade do controle não é lá muito barata: o aparelho deverá custar 2.500 reais, mas construtoras interessadas no dispositivo poderão obter um preço diferenciado. O Snapgrid está previso para chegar ao mercado brasileiro a partir do segundo semestre de 2010, e em breve mais informações sobre como obtê-lo serão divulgadas no site da fabricante no endereço ihouse.com.br. (Por Jacqueline Lafloufa)
Leia também: