sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Setor elétrico discute novas regras para comercialização de energia

As novas regras para comercialização de energia e os modelos de precificação no mercado livre são os principais temas da 10ª conferência sobre comercialização de energia que a IBC promoverá nos dias 27 e 28 de janeiro, em São Paulo. O evento terá palestras da ANEEL, EPE , CCEE e de executivos das principais associações do setor. Um painel trará ainda experiências de Carrefour e Bunge na escolha do melhor ambiente de contratação de energia. Completam a programação dois workshops sobre riscos na comercialização e participação de autoprodutores e produtores independentes no cenário energético brasileiro.

A conferência terá início com um painel de debates sobre o futuro da comercialização de energia com as novas regras. A previsão de abastecimento e os impactos do contexto econômico sobre o preço serão alguns dos temas discutidos por executivos como o presidente da CCEE, Antonio Carlos Fraga Machado, e o assessor da superintendência de estudos de mercado da ANEEL, Ricardo Simabuku. Participam também do painel o presidente da ABRACEEL, Paulo Pedrosa, o presidente da ABRACE, Ricardo Lima, o diretor-executivo da ANACE, Lúcio Reis, e o sócio-diretor da Tempo Giusto, Eduardo Bernini.

Na sequência, um novo painel enfocará o papel das geradoras na comercialização de energia e trará estratégias para negociar contratos bilaterais e obter maior flexibilidade. O diretor de estudos de energia elétrica da EPE, José Carlos de Miranda Farias, e especialistas do Cogen e Glep Energias Renováveis analisarão as ferramentas para negociar contratos com geradoras hidrelétricas, eólicas, PCHs e usinas de biomassa.

Outro destaque da conferência é o painel que trará experiências de grandes consumidores que optaram pelo mercado livre. O gerente de projetos do Carrefour, Paulo Rodrigues, e o gerente de suprimentos da Bunge Alimentos, Esoani Portes, analisarão os aspectos a serem considerados na tomada de decisão na compra de energia e o melhor momento para a migração do ambiente de contratação.

A conferência terá a apresentação do gerente de assuntos regulatórios da Excelência Energética, Érico Brito, sobre a comercialização de energia de Itaipu. Já a gestão de contratos de comercialização e a análise de potenciais riscos serão abordadas pelo sócio da Ecom Energia, Marcio Sant’Anna. O evento terá ainda palestras da PSR Consultoria e Engenho Pesquisa sobre a formação do preço de energia, novos referenciais de mercado e métodos de mitigação de imprevisibilidade do PLD.

Após a sessão principal, dois workshops encerrarão o encontro. O primeiro terá como temas a mitigação de riscos na comercialização e a gestão de venda de excedentes. Já o segundo workshop será liderado pelo presidente da APINE, Luiz Vianna, que falará sobre análise de viabilidade e gestão de riscos de autoprodutores e produtores independentes no cenário energético brasileiro.

A 10ª Conferência sobre Comercialização de Energia é uma iniciativa do Informa Group Latin America com a marca IBC. A programação completa está no site www.informagroup.com.br/energia ou pode ser solicitada na Central de Atendimento da IBC, pelo telefone 11-3017-6808 e pelo e-mail imprensa@informagroup.com.br [TN Petróleo]